Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Plataformas de trabalho em busca de valor: um estudo sobre práticas de organização de trabalhadores e modelos de negócios na economia digital

Esta pesquisa documenta estratégias de organização e modelos de negócios alternativos atualmente sendo implantados por trabalhadores de plataforma em todo o mundo para reivindicar seus direitos civis-políticos e econômicos na economia de plataformas. Com base em uma revisão da literatura e entrevistas em profundidade com uma série de partes interessadas – representantes da academia, federações sindicais globais, sindicatos tradicionais e da nova era que trabalham com trabalhadores de plataforma, organizações de ponta do movimento cooperativo internacional, cooperativas tradicionais, as novas cooperativas de plataforma e a OIT – o estudo captura e analisa vários pontos de vista, destacando as diferenças nas perspectivas e abordagens dos trabalhadores entre o Norte e o Sul globais.
Os direitos aos dados dos trabalhadores surgem como uma questão importante para os sindicatos em todo o mundo, mas as preocupações específicas são diferentes para o Norte e o Sul. A vigilância de dados do trabalhador e a vigilância algorítmica pelos empregadores estão emergindo como uma preocupação global. Federações sindicais internacionais, bem cientes do rastreamento e monitoramento invasivos do local de trabalho, estão liderando a luta contra essas práticas. Essas mobilizações estão mais avançadas na União Europeia devido ao referencial institucional fornecido pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR).
Na maioria dos países em desenvolvimento, entretanto, a falta de uma estrutura legal  torna-se um grande impedimento. Os sindicatos globais sublinharam como o domínio das cadeias de valor de dados por empresas dos Estados Unidos provavelmente tornará muito mais difícil o surgimento de concorrentes domésticos, afetando a criação e a qualidade do emprego. A magnitude do problema para os trabalhadores no Sul Global é maior, considerando que o colonialismo de dados pode impedir a capacidade dos países em desenvolvimento de criar novos empregos e entrar em segmentos de maior valor das cadeias de valor globais.

Os freelancers de tecnologia alavancaram o modelo cooperativo com sucesso para a intermediação do mercado de trabalho. Em contextos tão diversos como Argentina, Quênia e Reino Unido, profissionais de tecnologia qualificados com alto poder de barganha demonstraram como os modelos de negócios cooperativos podem ajudar na obtenção de economias que tenham escala e permitir o acesso ao desenvolvimento de habilidades, poupança, crédito e esquemas de seguro. Os intermediários do mercado de trabalho estão estendendo serviços de apoio aos trabalhadores das plataformas. Na Europa e na América do Norte, há tentativas de criar cooperativas de trabalho baseadas em membros para trabalhadores em serviços sob demanda, a fim de aumentar seu poder de barganha em relação aos empregadores das plataformas. No Sul Global, onde historicamente a maioria dos trabalhadores está no setor informal e as leis tendem a ser mal implementadas, esses modelos não decolaram. O cooperativismo de plataforma está emergindo como uma alternativa empresarial de economia social e solidária ao modelo de plataforma dominante. Pesquisadores e profissionais progressistas no Norte Global estão defendendo o estabelecimento de modelos de negócios de plataforma alternativos em e-commerce, crowdwork e serviços sob demanda, estruturados e executados com base em princípios cooperativistas.  O impacto futuro deste modelo depende do investimento sustentado no estabelecimento de um ecossistema institucional para fornecer suporte financeiro, legal e tecnológico para cooperativas de plataforma nascentes.

Os aceleradores de startups estão expandindo a pegada global das cooperativas de plataforma. As cooperativas de dados são o mais recente desdobramento da ideia do cooperativismo de plataforma. Sindicatos e cooperativas de trabalhadores no Norte Global apresentaram modelos no setor de carona para a criação de data commons de propriedade dos trabalhadores. Enquanto algumas iniciativas propõem a criação de um pool de dados pelos membros como uma estratégia de negociação coletiva com os empregadores das plataformas, outras buscam gerar dividendos de dados monetizando esses dados. No Sul, as organizações de ESS estão criando mercados de comércio eletrônico. Os países do Sul com uma forte base institucional para cooperativas (ou seja, Argentina, China, Índia e Malásia), federações cooperativas de ponta, bancos cooperativos e empresas sociais estão reinventando seu papel, permitindo que suas organizações membros se tornem uma plataforma. Essas iniciativas tendem a adotar a mineração de dados expansiva, perfis de usuários e técnicas de direcionamento de plataformas dominantes. Cooperativas de plataforma radicais fora da economia dominante estão sendo exploradas, mas continuam sendo um fenômeno marginal. Algumas iniciativas de plataforma em países de alta renda (a saber, Japão, Espanha e Reino Unido) e países de renda média alta (nomeadamente, Argentina) estão tentando explorar uma visão cooperativista baseada na ética da reciprocidade e solidariedade, localizando-se completa e firmemente fora a economia capitalista dominante. Alguns estão construindo modelos na comunitização do cuidado, enquanto outros buscaram alternativas radicais em mercados cooperativistas usando criptomoeda social. Embora tais propostas apresentem caminhos socioeconômicos interessantes em direção a economias justas e justas, na medida em que permanecem desvinculadas da economia principal, elas permanecem como exceções.