The American Prospect

24/06/2021

O Movimento Cooperativista está Enfrentando as Big Tech

Como muitas cooperativas que chegam ao mercado, a Drivers Cooperative é apresentada como um antídoto mais justo para as práticas notoriamente exploradoras de seus concorrentes, principalmente Uber e Lyft. Os membros da cooperativa recebem uma comissão significativamente maior em cada viagem, e todos os lucros vão direto para os motoristas. Com 2.500 motoristas, a nova cooperativa já se estabeleceu como uma força a ser reconhecida. A riqueza e a desigualdade de renda estão em níveis históricos, já que 0,1% continua a ficar mais rico, enquanto a renda dos assalariados permanece em grande parte estagnada. Mesmo que muitos americanos considerem a própria democracia do país em perigo, a estrutura democrática das cooperativas parece ser preferível ao modelo corporativo em que os maiores acionistas mandam no poleiro e engolem as recompensas. Programas como o Start.coop esperam inaugurar uma nova geração de empresas de plataforma, como Amazon e Google, projetadas como cooperativas desde o início. Embora os consumidores gostem instintivamente do som das cooperativas, a maioria deles não consegue descrever com precisão por que os prefere em vez dos modelos de negócios tradicionais. Uma pesquisa de alguns anos atrás descobriu que, embora 78% dos entrevistados preferissem comprar um bem ou serviço de uma cooperativa, 89% não conseguiam defini-los com precisão.