Frontier Information Technology and Systems Research in Cooperative Economics

Problemas de gestão em plataformas cooperativas e cooperativas tradicionais

As plataformas digitais que conectam provedores de serviços aos consumidores criam um novo modelo de negócios e sociedade. A chamada “economia conjunta”, baseada em tecnologias de ponta, está mudando radicalmente a realidade dos setores tradicionais da economia, ou seja, transporte e hospedagem. As plataformas basearam-se exclusivamente em resultados financeiros, prestando pouca atenção aos aspectos sociais e ambientais das suas atividades. Alternativamente, outro movimento chamado cooperativismo de plataforma surgiu como resultado do trabalho de desenvolvedores cooperativistas e acadêmicos que testaram um modelo de plataforma alternativo. Nesse sentido, este estudo analisa aspectos da gestão em plataformas cooperativas e cooperativas tradicionais baseadas na prática da participação digital. Nosso objetivo é comparar as cooperativas tradicionais e as plataformas em termos de comunicação, transparência, cocriação de serviços e tomada de decisão. Os métodos de análise de documentos são básicos. Os resultados mostram que tanto as plataformas cooperativas quanto as cooperativas tradicionais têm iniciativa insuficiente na digitalização em relação às oportunidades oferecidas pela literatura.