Georgetown Law Technology Review

Saída para a comunidade: estratégias para propriedade multi-stakeholder na economia de plataformas

Este artigo sugere que as partes interessadas das plataformas, incluindo seus usuários, podem encontrar uma saída por meio das ferramentas oferecidas pela propriedade corporativa, e que os fundadores e os primeiros investidores em empresas de plataforma podem ver razões para buscar tal arranjo. O texto aborda brevemente as propostas existentes para melhorar a regulação e a governança da plataforma, incluindo o movimento do cooperativismo de plataforma em desenvolvimento. Isso estabelece a base para a nossa proposta de que uma estratégia de saída alternativa – saída para a comunidade – pode estar mais bem posicionada para tornar as empresas de plataforma responsáveis ​​perante suas comunidades, ao mesmo tempo que permite a seus fundadores e primeiros investidores um benefício financeiro modesto. Entre as várias estruturas possíveis, apresentamos três opções para concretizar uma saída para a comunidade que nos parecem particularmente promissoras: transferência de ações para um fiduciário perpétuo sem caridade, federação da plataforma e tokenização de ações corporativas. Para concretizar o que queremos dizer com saída para a comunidade, bem como essas opções, definimos certos termos que usamos ao longo do artigo e delineamos o crescimento de uma empresa de plataforma hipotética, a CoSocial.