Institute for Digital Cooperative Economy (ICDE)

Sindicatos e inovações nas cooperativas de plataforma na Coréia do Sul

Este artigo aborda a nova realidade da economia de plataforma se explora algumas novas estratégias de organização entre trabalhadores de plataformas na Coreia do Sul, examinando dois casos de cooperativas de plataforma para motoristas alternativos e trabalhadores domésticos. Por meio desses estudos de caso, este artigo examina a crescente colaboração entre sindicatos e cooperativas na Coréia do Sul na organização conjunta de trabalhadores de plataformas. Embora essas duas organizações trabalhistas tenham enfrentado conflitos no passado devido a diferenças ideológicas na visão das relações capital-trabalho, elas recentemente se uniram mais na organização dos trabalhadores das plataformas. Assim, este artigo argumenta que a ascensão da economia de plataformas e dos trabalhadores de plataformas abriu novas oportunidades entre as organizações trabalhistas para construir um movimento sindical mais forte para proteger trabalhadores vulneráveis.