Idelcoop

Cooperativismo de plataforma: entre a economia social e o aceleracionismo

O objetivo deste artigo é investigar a emergência do cooperativismo de plataforma como alternativa à economia colaborativa corporativa e sua relação com o aceleracionismo como proposta teórico-política. Distinguimos duas dimensões fundamentais para essa abordagem: a apropriação da tecnologia, que envolve o controle coletivo do software e do papel de seus trabalhadores, e a organização social, como infraestrutura intelectual e capacidade de mobilizar trabalhadores dispersos física e politicamente. A partir desses desdobramentos, a pesquisa identificar afinidades e divergências quanto ao diagnóstico da situação atual e as propostas de ação para enfrentá-la. Enquanto o aceleracionismo é uma proposta predominantemente teórica para lidar com as consequências da mudança tecnológica, o cooperativismo de plataforma propõe – sem desviar da teoria – ações concretas para os efeitos das plataformas nas condições de trabalho. O artigo ainda destaca a importância do cooperativismo de plataforma para enfrentar as desigualdades de gênero. A importância das cooperativas de plataforma serem baseadas em software livre reside nas possibilidades de controle coletivo do software na medida em que ele é considerado um meio de produção em ambientes digitais. O código aberto, o conhecimento como bem comum e a utilização de licenças que garantam o acesso do público são questões fundamentais para reorientar os avanços tecnológicos para novos objetivos.