Revista de Gestão e Organizações Cooperativas

Participação democrática digital em cooperativas de crédito

Resumo do artigo: Alguns ramos de cooperativas já têm feito investimentos importantes na digitalização dos seus negócios, mas pouco tem se evoluído no uso da tecnologia para o desenvolvimento do quadro social. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar aspectos da participação democrática em cooperativas de crédito na era digital, propondo formas para sua efetivação. Para isso, realizou-se um levantamento com 52 cooperativas de um sistema cooperativo de crédito e uma pesquisa qualitativa, na qual foram analisadas experiências já realizadas por elas. Como resultados, identificou-se três experiências digitais diferentes de assembleias e uso de ferramentas informais para relacionamento com o cooperado. O trabalho aponta experiências digitais ainda pouco descritas na literatura, mas principalmente, destaca que o desafio da era digital para as cooperativas não é a tecnologia em si, mas a mudança cultural necessária para potencializar a participação dos sócios por meio da digitalização e a mudança de conceitos que uma era que pode ser realmente colaborativa propõe às cooperativas.