CIRIEC-España, Revista de Economía Pública, Social y Cooperativa

Cooperativismo de plataforma: análise das qualidades democráticas do cooperativismo como alternativa econômica em entornos digitais

O fenômeno da economia de plataformas articula-se a partir de modelos com diferentes perspectivas que podem incluir tanto empresas extrativistas quanto a evolução de novos modelos de colaboração por meio de plataformas digitais. Em sua maioria, a literatura da área tem se concentrado em estudar casos de plataformas extrativistas, deixando as alternativas em segundo plano. Este artigo analisa a origem, potencialidades e principais desafios que caracterizam as plataformas vinculadas a cooperativas de plataformas e/ou digital commons. Para tanto, foi realizada uma análise empírica de vinte e duas plataformas que operam em quatro setores-chave no surgimento da economia de plataforma: serviço de táxi, alojamento de curta duração, entrega de alimentos e serviços domésticos e de hospitalidade. As qualidades democráticas envolvem: 1) governança; 2) modelo econômico; 3) políticas tecnológicas; 4) políticas de dados; 5) responsabilidade social dos impactos do projeto. Os resultados da pesquisa indicam que o cooperativismo de plataforma se caracteriza por favorecer relações horizontais, por desenvolver uma infraestrutura comunitária que respeita a privacidade e facilita a participação do usuário na governança de dados e, por fim, por abordar algumas das externalidades negativas causadas pela plataforma. Ao mesmo tempo, são apresentados vários desafios como a abertura dos dados, a escalabilidade, a capacidade de replicação dos projetos, a sustentabilidade económica, a inclusão e igualdade de gênero e a cooperação entre os agentes. O texto também aponta que cooperativismo de plataforma é o termo mais famoso para nomear o movimento, mas não foi o primeiro.